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Listamos três formas para você reduzir drasticamente os custos com a logística reversa na sua empresa.

Por Enderson Santana de Oliveira, comercial na SHL Logística.

A experiência positiva de uma compra online vai determinar se o consumidor será fiel a uma loja virtual ou não. Por essa razão, o seu e-commerce deve manter processos logísticos corretos, possibilitando a entrega dos produtos dentro do prazo para os clientes, mas existem situações em que a mercadoria precisa ser devolvida ou trocada, e é neste momento que a logística reversa será testada. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir da compra e solicitar troca do produto em até sete dias e a sua loja online deve estar apta para realizar o procedimento da melhor maneira. Listamos três formas para você reduzir drasticamente os custos com a logística reversa na sua empresa:

1) Tenha um sistema de gestão de armazém: Com o WMS da SHL você terá a sua operação garantida, uma vez que o sistema está conectado com a sua loja virtual ou com o sistema de controle interno, oferecendo informações reais sobre o estoque, pedidos e canais de distribuição.

2) Opte por fornecedores confiáveis: Na logística convencional você tem o acordo com as transportadoras para a realização da coleta. Sabe que o produto está devidamente acondicionado para o transporte. Já na logística reversa, ou o cliente deve despachar a mercadoria ou a empresa verificar com o transportador a possibilidade de coleta.

3) Ofereça todos as informações sobre o produto: Coloque o máximo de informações nos produtos, fotos e especificações, minimizando o risco do cancelamento ou troca do material.