Algumas empresas esquecem de detalhes durante o processo logístico e, consequentemente, acabam atrapalhando os resultados das entregas e comprometendo seu faturamento.

Não é novidade dizer que e-Commerces precisam oferecer um serviço logístico de qualidade, onde os produtos serão entregues para os clientes de forma correta, sem erros e a um preço acessível. Porém, muitas vezes as empresas esquecem de detalhes durante o processo logístico e, consequentemente, acabam atrapalhando os resultados das entregas e com isso, compremetendo seu faturamento. O Analista de Projetos da SHL Logística, Filipe Eduardo Guedes, conta que existem fatores que podem prejudicar a logística nas empresas, como o capital humano, estoque e comunicação. “A falta de investimento em logística é um fator prejudicial dentro de uma organização. Por inúmeras vezes, nos deparamos com lojas que estão crescendo, necessitando de um sistema de gerenciamento logístico e centros de distribuição sustentáveis e melhor projetados, mas equivocadamente acreditam que esse investimento é superfluo, acabando por não investir em seu desenvolvimento logístico”.

Centro de distribuição é um diferencial competitivo

Uma empresa que contrata ou mantém uma gestão propriamente destinada à sua escalabilidade logística, garante um diferencial competitivo perante seus concorrentes, conseguindo atender prontamente os pedidos de clientes que prezam cada vez mais pela agilidade nas entregas e assertividade do prazo de recebimento. “Com uma logística eficaz dentro da organização, a possibilidade de reduzir custos dentro de sua operação é enorme, por exemplo, se um sistema de gerenciamento de armazém é implantado com êxito dentro de uma empresa, auxiliará a operação, otimizará os recursos e reduzirá os erros durante o precesso, reduzindo retrabalhos com logística reversa e evitando desperdícios de capital humano”, expõe Guedes.

Outra questão que pode ser considerada como diferencial para a logística é a estratégia de endereçamento dos produtos, ou seja, com a correta utilização de endereços, não existe mais gasto de tempo procurando materiais dentro do armazém, ocasionando atrasos e aumentando a chance de erros. “Uma empresa que investe em logística, investe no seu futuro, na competitividade e no nível de seu serviço por trás da loja, pois os clientes estão cada vez mais exigentes com relação a qualidade e pontualidade nos serviços prestados”, finaliza o analista.