compra_online

O consumo virtual, principalmente em datas comemorativas quando são oferecidos grandes descontos, é por impulso e sem a realização de uma pesquisa de preços antecipada. Por isso, os consumidores devem tomar alguns cuidados na hora de finalizar a compra.


Por Roberto Rigon Hoffmann
Diretor da SHL Logística e especialista em e-commerce

O número de lojas virtuais crescem diariamente no Brasil e, consequentemente, mais pessoas começam a comprar em sites de vendas. No entanto, muitos usuários esquecem de tomar alguns cuidados e a compra deixa de ser agradável, transformando-se em uma grande dor de cabeça. Normalmente o consumo virtual, principalmente em datas comemorativas quando são oferecidos grandes descontos, é por impulso e sem a realização de uma pesquisa de preços antecipada e, por esse motivo, é importante ter em mente que as compras planejadas têm mais sucesso.

Verificando a veracidade das promoções

A maioria das lojas de e-commerce apresentam políticas comercias sérias e realmente tratam o consumidor com respeito, sendo honestas em toda a negociação. Quando o assunto é desconto, também é preciso verificar se a loja oferece preços reduzidos de verdade, pois existem inúmeras promoções falsas e cabe ao consumidor ser mais prudente ao efetuar uma compra.

As pessoas também devem verificar os sites de reclamações para conhecer o histórico de relacionamento do site, localizar e validar as informações de contato, como o endereço físico e principalmente ter conhecimento se a loja apresenta uma política de troca e devolução caso seja necessário. Também é importante pensar na logística do e-commerce, pois ela é fundamental para que o consumidor fique satisfeito. Algumas operações estão desajustadas e não atendem às expectativas do cliente, que acaba prejudicado por atrasos na entrega, mercadorias enviadas erradas, quebra de mercadoria no transporte por problemas na embalagem, além de problemas no gerenciamento de custos e na administração dos pedidos.

Especialização em logística

A especialização em logística para um e-commerce não deve ser pensada apenas para as datas especiais quando existirá um grande volume de compra. A logística é fundamental para o comércio e precisa ser projetada e planejada antes mesmo de começar a vender no varejo online. Não há como prometer a entrega do produto sem ter certeza das capacidades operacionais da empresa.