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Qual a melhor forma de organizar o fluxo logístico?

Para todo e qualquer processo, mudanças e reestruturação são atividades constantes para melhoria na qualidade e aumento de performance. Além de trazer economia de recursos, a reorganização de atividades em funcionamento num armazém ou depósito é essencial para uma logística eficiente e eficaz. Para que esta atividade não seja um trauma constante por conta das mudanças, é preciso ter profissionais e sistemas qualificados para que o resultado seja medido e apresentado, e o esforço não seja em vão. Muitas vezes este resultado é facilmente alcançado com mudanças de fluxo e processos que estão desordenados ou dessincronizados. A melhor forma de fazê-lo é planejar detalhadamente e realizar testes AB, para ter certeza de que a alteração trouxe melhorias.

O que considerar para escolher um operador logístico?

A maior parte dos processos logísticos e de como eles acontecem é desconhecida por quem os contrata. Conhecer o operador logístico, seus processos e estrutura e sistema é fundamental para o sucesso deste relacionamento. A parte mais importante é o fluxo de informações, que deve ser em tempo real, através de sistemas confiáveis e de plataformas práticas de fácil acesso. Isso trará confiabilidade e permitirá pró-atividade na administração dos processos.

Por que a logística deve estar presente desde o início da empresa?

Boa parte dos custos de produto estão em ARMAZENAGEM e DISTRIBUIÇÃO. Se você não consegue definir claramente estes custos possivelmente não define o custo de produto, e menos ainda os custos de entrega. Assim é praticamente impossível ter sucesso com uma logística ineficiente e falha. Preocupe-se com a logística e qualidade de entrega e você estará um passo à frente, rumo ao sucesso.

O que significa fulfillment service?

É a prestação de serviços de toda cadeia de abastecimento, que no caso da shl engloba recebimento, conferência, identificação, movimentação, armazenagem, picking, packing, expedição e transporte.

O que são soluções end-to-end?

A shl oferece soluções end-to-end, que significa que atuamos em todo o processo de implantação da logística, desde os estudos, até o projeto, implantação, desenvolvimento, aplicação e, por fim, manutenção da operação.

Preciso parar toda a operação para fazer inventário?

Com o sistema de gerenciamento de armazém wmsshl inlocus, você pode realizar um inventário de forma mais rápida e eficiente. Ao invés de parar toda a operação, o sistema permite que o inventário seja feito por produto, minimizando os impactos na operação e sem gerar custos com horas extras. A ordem para conferir os produtos é gerada para as coletoras de dados, eliminando a necessidade de papel e facilitando o trabalho.

Como a minha equipe pode produzir mais?

Time grande não é sinônimo de eficiência. Por falta de um sistema integrado ou específico para o gerenciamento das operações, somos obrigados a alocar recursos em mão de obra para efetuar operações simples, repetitivas e burocráticas que poderiam ser facilmente eliminadas com o sistema certo. É nesse ponto que o sistema de gerenciamento de armazém wmsshl inlocus ajuda a aumentar a produtividade. Além da facilidade de integrar com os sistemas existentes, ele gerencia automaticamente as operações que antes deveriam ser feitas por um colaborador. O sistema também garante que as tarefas sejam distribuídas dentro da capacidade atual, evitando sobrecarga ou travamento da operação.

Quais são as principais reclamações de empresas que não contam com um operador logístico eficientes, ou não estão satisfeitos com a empresa que os atende?

Falta de controle dos pedidos; muitas vendas canceladas; diversos pedidos devolvidos; produtos que já haviam zerado no estoque sendo vendidos; gargalo ou impedimento de crescimento, mesmo com aumento dos pedidos; aumento na reclamação em sites específicos; consequente aumento da equipe de backoffice; prejuízos de reenvio; embalagens caras; estoque imobilizado; erros de separação; extravio de produtos; mal armazenamento; falta de relatórios gerenciais; entregas fora do prazo prometido; falta de acompanhamento em tempo real; produtos sujos e mal embalados; insatisfação dos clientes; entre outros diversos motivo. A shl pode resolver todos estes problemas aplicando nosso sistema de gestão em sua empresa ou trazendo seu estoque para nosso armazém.

Em que momento o empresário deve começar a pensar em contratar um operador logístico?

O ideal é contar com um operador logístico desde o início do negócio. Quando isso não for possível, é importante observar o momento que se percebe que não há mais espaço físico para estocar. Normalmente a primeira solução encontrada é começar a sondar o aluguel de um lugar maior. Porém esta saída é muito arriscada, pois além da estrutura física será necessário ampliar a estrutura operacional e capital humano, que elevarão os custos de uma forma bastante considerável. Outro momento é quando a loja está prosperando, mas tem recebido crescentes reclamações como atrasos de entrega, produtos errados ou que não existem no estoque, mal cuidados ou mal embalados. E também há problemas com a escalabilidade, quando em momentos do ano se vende muito mais, mas escalar a operação interna se torna extremamente complicada e custosa para atender a estas variações temporárias. A principal vantagem de contratar um operador logístico é permitir que o empresário de foco no seu negócio e não precise se preocupar com áreas importantes, mas que não tem eficiência comercial direta, como a logística.

Qual a diferença entre frete e logística?

FRETE: refere-se ao trânsito da mercadoria do armazém até o cliente. LOGÍSTICA: é mais abrangente. Consiste na armazenagem, separação, embalagem, impressão dos documentos que acompanharão a mercadoria e o despacho para o cliente. Toda empresa necessita de um Centro de Distribuições eficiente.

Quanto custará terceirizar a logística de minha empresa?

A terceirização já foi uma opção destinada a médias e grandes operações, porém isso já não é mais uma realidade. Atualmente, qualquer porte de empresa pode ter uma operação logística profissional. A SHL fornece serviços acessíveis e que se encaixarão no seu orçamento.

A operação terceirizada funciona mesmo de longe?

Certamente. A distância não é impedimento para a execução de uma operação. O parceiro logístico sim. A informação em tempo real, sistemas WEB e inteligentes fazem da distância apenas um detalhe praticamente irrelevante. Mesmo à distância você pode ter controle absoluto sobre sua operação.

Como garantir que, terceirizando minha operação, não irão se repetir os mesmos erros que já eram cometidos, como erros na contagem, falta de cuidado com os produtos, problemas na limpeza/manutenção dos produtos?

Um operador logístico é uma empresa especializada em gestão de estoque e distribuição, portanto dificilmente o nível de serviço será inferior. Partimos que este operador tem sistemas específicos para a operação, que tem equipe e infraestruturas especiais, assim como realiza repetidamente a mesma operação diariamente, o que traz experiência na execução dos processos de SEPARAÇÃO DE PEDIDOS, CONFERÊNCIA DE ESTOQUE, assim com diversas outras tarefas.

A partir de quantos pedidos por dia vale a pena terceirizar a operação?

Não há um número exato, mas operações terceirizadas tendem a ser mais baratas, devido à especialização. Exemplo: um e-commerce de canecas. Quais são os custos logísticos envolvidos? De forma resumida: Armazenagem, Recebimento e Expedição, Separação de pedidos, Embalagem e Transporte. Somando todos os custos – mesmo que seja uma empresa de um homem só, contabilizando a hora profissional, quanto tempo é gasto com os processos, mensurando a qualidade e a velocidade com que as tarefas são executadas. No final dos cálculos será possível perceber que o custo é alto. Analisando se este custo alto não pode ser reduzido, possivelmente será encontrada a saída facilmente com a terceirização.

Terceirizar é mais caro do que uma operação própria. Mito ou verdade?

A SHL possui um Centro de Distribuição eficiente e oferece planos para terceirização que partem de R$810,00. Além disso, a terceirização permite um crescimento sustentável, a escalabilidade da operação, sem necessidade de investimentos adicionais ou contratação de novos funcionários. Ao comparar o custo de uma operação terceirizada com uma operação própria, é necessário levar em consideração todos os custos, que incluem o aluguel do espaço, custo com funcionários, luz, água, embalagens e insumos para expedição, etc. Leve em consideração o tempo gasto no operacional. De posse desses valores, ao comparar com a terceirização você encontra um custo menor. Isso é possível porque a SHL Logística distribui os recursos dentro de várias operações, diluindo o custo operacional, o que permite oferecer condições mais atrativas aos clientes.

Em que situações é vantajoso ter o estoque dentro da própria empresa?

De forma genérica, sem abordar especificidades, as operações próprias são vantajosas normalmente quando se tem um volume considerável de movimentação, mas não existe um número de pedidos ou um volume de estoque ou qualquer outra informação que mostre exatamente quando esta operação é melhor ser feita internamente. A horizontalização - ou terceirização, por exemplo, é um processo mais barato, mas também vastamente utilizado por grandes empresas que emitem um alto número de pedidos por mês.

Qual o custo de contratar a consultoria da SHL para minha empresa (Logística inlocus)?

O suporte técnico e profissional é uma solução que deveria ser vastamente utilizada, principalmente quando se opera em atividades que exigem bastante de determinada área como a logística, pois decisões difíceis como FRETE GRÁTIS e SEGURO, tornam-se fáceis com a opinião de um especialista ou de um time de profissionais da área. Não é incomum encontrarmos Startups que procuram suporte neste segmento e veem seus negócios crescerem de forma sustentável e com grande capacidade de escalabilidade. O investimento de hoje pode ser o sucesso de amanhã.

Os Correios são sempre a melhor escolha?

Os Correios, assim como diversos transportadores, são empresas confiáveis. O que é preciso ter em mente é que qualquer processo está suscetível a falhas. A melhor escolha não está somente em quem erra menos, mas também em que quem corrige mais rápido, ou quem tem a informação exata do problema, ou ainda qual empresa é mais proativa na solução destas falhas.

Como reduzir custos com frete?

Posicionando-se de forma estratégica. Se você vende pelo e-commerce, e seu maior público consumidor está no Sul, não pode despachar do Amazonas assim como o inverso também é verdadeiro. Frete grátis não tem mágica, de alguma forma alguém está pagando este custo. Se você conta com um operador logístico qualificado e com ferramentas adequadas, facilmente terá informações, e assim terá como desenvolver estratégias para fornecer este benefício. Não é porque o seu concorrente oferece que você tem que ofertar também. Antes disso, avalie e mensure o resultado.

Logística é frete?

Transportar é a parte final da cadeia logística. Antes disso há a armazenagem e todo o processamento dos produtos e preparação dos pedidos, corretamente realizados quando há um controle eficaz de estoque e do fluxo de pedidos. Isso evita que ocorram erros operacionais, que muitas vezes são confundidos com erros no transporte, onde na realidade é a fase que ocorrem o menor número de problemas. A maioria deles é derivado de falhas operacionais antes mesmo do produto ser despachado para o transportador.

Por que investir em logística pode trazer competitividade ao meu negócio?

É possível melhorar a margem do seu produto, definir estratégias de frete grátis, cortar despesas com seguro, aumentar a capacidade sem aumentar os custos fixos, ganhar escala com os mesmos recursos que já tem, etc. É possível enumerar muitas vantagens.

Como operar no menor tempo e custo possível?

Tecnologia. A redução de custos e tempo das operações é muito mais facilmente alcançada com sistemas inteligentes e desenvolvidos para este propósito. Se o objetivo é administrar estoque, reduzir custos e ter eficiência na gestão de produtos, é preciso um sistema WMS trabalhando a empresa. Não há como realizar a operação de forma profissional sem este tipo de ferramenta.

Qual a importância de manter os investimentos na logística em tempos de crise?

Para muitos negócios, assim como para o E-commerce, a logística é fundamental, porém representa um dos maiores custos nas operações. Se você estiver sempre investindo e melhorando este processo, possivelmente estará na frente de seus concorrentes em todos os quesitos: qualidade de entrega, custo de entrega, custo de produto, margem de lucro, além de uma operação eficiente em sem dor de cabeça.

Como a logística pode auxiliar as empresas durante uma época de redução de custos?

Quando você dá foco em alguma atividade, o resultado sempre é melhor. Se eu compro, vendo, administro o estoque, faço os pedidos, gerencio a distribuição e assumo todas as funções, assumo também a responsabilidade sobre todas elas e o resultado sobre todas elas. Nesses casos, ou eu é preciso de um time de pessoas para ajudar em todos os processos, ou então terceirizar para um especialista e ficar com menos acúmulo de tarefas. Ou então, estará fadado a realizar todos com uma performance possivelmente muito menor e consequentemente a permanecer estagnado. Especialização esta é uma das formas de se reduzir custos.

Custa muito caro profissionalizar a operação?

Você pode se surpreender ao perceber que utilizando o sistema de gerenciamento de armazém da shl, o WMSSHL, você terá uma boa redução de custos. Sim, isso é possível porque ao automatizar as operações, você reduz seus gastos e aumenta a produtividade. O sistema elimina as atividades desnecessárias e seu autogerenciamento distribui as tarefas de acordo com a capacidade disponível, evitando sobrecarga ou travamento da operação. O aumento na produtividade sem a necessidade de ampliação da mão de obra também permite a escalabilidade da operação, sem sustos quando o assunto são os custos.

Como saber exatamente quais são os custos da operação?

Esta é uma pergunta muitas vezes difícil de ser respondida se sua empresa faz a própria logística sem uma ferramenta adequada. Mas ter esta informação bem clara, é essencial para o sucesso do negócio. Com a implantação do sistema de gerenciamento da shl em seu armazém, todos os pontos da operação são mapeados e parametrizados. Isso permite que cada etapa do processo seja mensurada, facilitando o controle não só da operação, mas como também dos custos envolvidos nos processos.

Automatizar a minha sua operação logística custa caro?

Se você ainda separa mercadoria com papel, tem que aumentar a equipe para garantir o controle e os prazos, você certamente está gastando mais do que se tivesse a operação otimizada! O sistema de gerenciamento de armazém wmsshl inlocus mapeia toda a sua operação, reduzindo o gasto desnecessário com mão de obra, com processos demorados sem perder o controle. A transmissão das informações via coletoras de dados garante que as operações fluam com uma equipe enxuta ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade. Pelo controle total da operação, o sistema conhece a capacidade instalada, distribuindo as funções em conformidade, evitando gastos com horas extras, sobrecarregando a operação ou causando o travamento da mesma.

É possível saber o custo por peça em minha operação?

Sim. Com o sistema de gerenciamento de armazém WMSSHL você tem o controle total da operação em suas mãos. Cada etapa do processo é mapeada em tempo real, o que permite controlar o custo exato por pedido. Todas as informações são gravadas no sistema e permitem rastrear qualquer alteração no custo.

O meu custo com logística disparou esse mês e não sei o motivo.

Quando você recebe a conta no final do mês, se depara com um valor que ultrapassou o budget previsto. Ao questionar o motivo, recebe diversas respostas vagas, como aumento de movimentação ou gastos extras no recebimento. Com o sistema de gerenciamento de armazém wmsshl, você tem o controle em suas mãos. Além de administrar cada etapa separadamente, o gerenciamento em tempo real permite identificar qualquer alteração na operação. Com isso, qualquer alteração pode ser facilmente identificada bem como seu motivo. O autogerenciamento também vai permitir que a sua operação não saia do controle mesmo em situação de estresse.

Como integrar minha loja e meu ERP ao WMSSHL?

Atualmente as integrações são fundamentais devido ao volume de dados a ser manipulado e a confiabilidade de informação trocada de forma eletrônica. Sempre escolha parceiros ou fornecedores flexíveis que se dispõe a fornecer integração para que o processo seja rápido e o menos custoso possível. A melhor alternativa são os WEBSERVICES que tem comunicação em tempo real, o que garante a informação mais recente e com mais flexibilidade.

Quais são os benefícios do sistema WMSSHL?

• Sem custos adicionais • Sem custos de integração • Não há requisitos de ordem mínima • Sem taxas complicados ou ocultas • Sem taxas de armazenagem a longo prazo • Sem contratos de longo prazo • Nossa taxa de precisão é um dos maiores do setor • Nossos processos e tecnologia são fáceis de entender

Como diminuir o esforço operacional e aumentar a eficiência?

Parece uma questão de difícil resolução, mas não é. O sistema de gerenciamento de armazém da shl, o wmsshl, permite eliminar as etapas desnecessárias sem perder o controle da operação. Todas as etapas são analisadas e otimizadas de forma que a operação ocorra de forma automática, com as informações centralizadas nas coletoras de dados. Isso permite que o wms gerencie a operação, distribuindo as tarefas de acordo com a capacidade, evitando desperdício de mão de obra e tempo, sem perder o controle e consequentemente gerando o aumento da eficiência.

A autogestão da minha operação pode virar realidade?

Na correria diária, geralmente o coordenador ou supervisor da operação é confrontado com uma situação inesperada e precisa tomar uma decisão imediata. Por não ter todas as informações no momento, acaba por tomar uma decisão que resulta em impactos negativos na produtividade. Com o sistema de gerenciamento de armazém da shl inlocus essa situação não ocorre pelo simples fato do sistema gerenciar todas as operações on-line e as que entrarão em operação. O wms, consciente da capacidade instalada do armazém, gerencia as atividades de forma a evitar sobrecarga ou paralização da operação.

Quais funcionalidades mínimas um WMS deve oferecer?

• Monitoramento do estoque • Monitoramento dos pedidos • Verificação automática dos níveis de estoque • Envio automático de alertas de inventário • Informações sobre rastreamento • Listagem e status de pedidos • Relatórios detalhados • Controle de verbas O sistema WMS da SHL oferece estas e muitas outras funcionalidades.

A temporada de descontos já começou. Como deve ser a logística de entrega para o meu e-commerce?

Desconto, promoção, Black Friday, Natal, etc. Não significa que só porque aumentou as vendas você tem que piorar o serviço. Se você vendeu mais e porque as pessoas gostaram do seu produto, aceitaram a negociação, concordaram com o preço. Bom na negociação foi definido que você vai entregar o produto em 5 dias, bom com o aumento do volume se você não está preparado ou se não se programou já sabe. O reclame aqui está a sua disposição. Afinal o consumidor tem toda a razão de reclamar se você mandar o produto errado ou entregar em 20 dias. Assim, programe-se, prepare-se, faça com que tudo o que está prometendo se concretize para o seu cliente. A logísticas profissionalizada vai resolver todos os problemas relacionados. Não deixe a principal atividade negativar sua imagem ou nos futuros resultados comerciais. Logística é a chave para o sucesso no e-commerce.

Qual o cuidado que os compradores devem ter no black friday?

Transparência. Se a loja virtual que você está comprando apresenta detalhes de como o seu processo será gerenciado, informa os parceiros, tem depoimentos positivos, não tem reclamações em outros sites, apresenta dados concretos da forma como sua mercadoria será entregue, aponta outras empresas de credibilidade, etc. Todos estes são pontos positivos nesta experiência.

Como o consumidor pode saber se a empresa que pretendo comprar possui uma entrega eficaz dos produtos que vendem?

Pesquise os fornecedores desta empresa, busque informações e suas qualificações. Exija certificados e selos de qualidade.

Como calcular o prazo correto de entrega do pedido na Black Friday?

Empresas de e-commerce precisam trabalhar com um prazo de expedição para encomendas. Algumas lojas usam o prazo fixo de um dia, outras utilizam uma média obtida pelo volume histórico. Esse prazo é somado ao tempo de trânsito informado pela transportadora, e é o prazo repassado ao cliente de quando o produto chegará em seu destino. No entanto, na Black Friday não é saudável manter essa prática. Informar ao cliente um prazo irreal gera reclamações, que minam a confiança de sua loja virtual. É necessário identificar a real capacidade de expedição que o e-commerce possui. Mostrar um prazo correto para o cliente gera confiança e mais competitividade entre os seus concorrentes, principalmente em datas especiais onde as vendas aumentam. Com o sistema de gerenciamento logístico (WMS) da SHL , é possível acompanhar todos os prazos de expedição das mercadorias automaticamente, estabelecendo critérios de controle de qualidade na administração do estoque e pedidos. Por Enderson Santana, Franqueado Master da SHL.

Empreenda e conquiste sua independência investindo em Logística. Seja um franqueado SHL.

O que fazemos

Terceirização Logística

Para você que possui uma loja virtual e precisa:

  • Armazenar mercadorias;
  • Montar pedidos;
  • Despachar encomendas todos os dias;
  • Gerir e administrar facilmente os pedidos;
  • Conter custos com logística;
  • Reduzir reclamações de clientes.
Mais Sobre Terceirização Logística

Consultoria e Gestão Logística

Para você que já possui um armazém e precisa:

  • Economizar tempo ao procurar produtos;
  • Agilizar os processos de separação de pedidos;
  • Ter uma equipe eficiente;
  • Gerir e administrar facilmente os pedidos;
  • Otimizar custos operacionais;
  • Melhorar a experiência logística do cliente.
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