O Black Friday no Brasil sempre apresenta alguns equívocos, principalmente referente aos preços estabelecidos no varejo. O consumidor deve ficar atento na hora das compras, principalmente em datas especiais.

Segundo o diretor da SHL Logística e especialista em e-commerce, Roberto Rigon Hoffmann, o consumidor deve ter alguns cuidados na hora das compras, principalmente em datas especiais. “Normalmente o consumo em épocas comemorativas é por impulso e sem a realização de uma pesquisa de preços antecipada e, por esse motivo, é importante ter em mente que as compras planejadas têm mais sucesso”.

Casos duvidosos de promoção na Black Friday

No entanto, quando falamos de Black Friday no Brasil sempre surgem alguns equívocos, principalmente referente aos preços estabelecidos no varejo. Muitas vezes existem casos onde os lojistas aumentam o valor do produto para dar um desconto falso, ou seja, a famosa história do ‘tudo pela metade do dobro’. O especialista ressalta que a maioria das lojas apresentam políticas comercias sérias e realmente aplicam descontos para aumentar a convergência e, consequentemente, as vendas. Mas existem inúmeras promoções falsas e cabe ao consumidor ser mais prudente ao efetuar uma compra.

As pessoas também devem verificar os sites de reclamações para conhecer o histórico de relacionamento do site, localizar e validar as informações de contato, como o endereço físico e principalmente ter conhecimento se a loja apresenta uma política de troca e devolução caso seja necessário. Também é importante pensar na logística do e-commerce, pois ela é fundamental para que o consumidor fique satisfeito. “Algumas operações estão desajustadas e não atendem às expectativas do cliente, que acaba prejudicado por atrasos na entrega, mercadorias enviadas erradas, quebra de mercadoria no transporte por problemas na embalagem, além de problemas no gerenciamento de custos e na administração dos pedidos”.

Como a especialização logística pode ajudar?

A especialização em logística para um e-commerce não deve ser pensada apenas para as datas especiais quando existirá um grande volume de compra. A logística é fundamental para o comércio e precisa ser projetada e planejada antes mesmo de começar a vender no varejo online. “Não há como prometer a entrega do produto sem ter certeza das capacidades operacionais da empresa”, finaliza Roberto.