Bluetooth barcode scanner in front of modern warehouse

Em tempos de crise as empresas devem buscar alternativas para o crescimento de vendas e o aumento da confiança dos clientes em relação aos serviços que oferecem.

Por Enderson Santana de Oliveira, comercial na SHL Logística.

Muitos comércios eletrônicos acabam encerrando as atividades devido à falta de credibilidade entre os consumidores e, um dos principais problemas apresentados é a falha durante a entrega das mercadorias. Com o auxílio de uma empresa focada na logística para o seu e-commerce a sua loja virtual terá como maior ganho a confiabilidade.

Contar com o apoio de uma empresa que oferece uma logística terceirizada e possui uma operação com 100% de controle, gera diversos benefícios, como acuracidade do estoque, ou seja, a garantia que você está vendendo o produto que tem em estoque, evitar a quebra do estoque (falta de produto) e programar as compras conforme a demanda. O controle do estoque permite informar o cliente sobre o prazo exato que ele receberá sua encomenda, mesmo nos momentos de pico (Black Friday, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, natal), resultando na satisfação do consumidor.

Ter uma logística afinada garante ter o número exato de colaboradores dentro da operação e evitar o desperdício e/ou a falta de materiais (caixas, fitas, etiquetas, etc.). Em resumo, sem surpresas no final do mês. A proatividade também ganha destaque quando o seu e-commerce possuiu uma logística correta, uma vez que os problemas podem ser detectados previamente, permitindo a interação com o cliente antes da reclamação, o que na maioria dos casos reverte uma percepção negativa. Com todas as informações na mão, ainda é possível avaliar o desempenho dos fornecedores, permitindo cobrar melhorias ou promover mudanças para o aperfeiçoamento contínuo da operação.

A importância do Centro de Distribuições para o e-commerce

Possuir um Centro de Distribuições é vital para qualquer empresa, independente do porte. Uma logística relegada gera gastos desnecessários, que corroem a margem de lucro da empresa, consumindo quantidade inadequada de funcionários, desperdiçando materiais ou pecando no atendimento ao combinado com o cliente, o que gera reputação negativa. Imagine vender e não entregar, vender um produto em falta no estoque ou deixar faltar produtos para venda. Isso é um relato bastante comum. Não adianta vender e depois não entregar ou cumprir o prazo acordado para o cliente. Ter um Centro de Operações confiável garante o retorno do cliente à sua loja.

Se o estoque do e-commerce é muito bagunçado, e por isso nunca cumpre o prazo das entregas, a empresa deve avaliar a melhor solução. Entre elas está a opção de terceirizar a operação logística com um provedor confiável. A SHL permite a integração de sistemas, garantindo um controle absoluto da operação e a transmissão das informações em tempo real. Outro fator importante da terceirização é a padronização dos envios, garantindo a integridade e qualidade da embalagem para o cliente final. Também é possível implantar um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). A SHL Logística faz o levantamento, projeto, consultoria, implantação e treinamento para a implantação do WMS no armazém. O processo de consultoria é contínuo, garantindo o controle da operação e agindo preventivamente sempre que necessário.

Quando a empresa tem uma operação logística confiável, pode focar seus esforços nas vendas com a certeza que cumprirá o combinado com seus clientes e sem ter que trabalhar com as reclamações no SAC. Quanto maior as avaliações positivas, maiores são as conversões de clientes. Uma operação desorganizada esconde custos que tornam a operação mais cara do que a empresa teria se terceirizasse a operação ou investisse em um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). A SHL tem um time preparado para ajudar sua empresa a avaliar o cenário atual e indicar a opção mais vantajosa para o seu caso.