Como se dar bem na Black Friday e fidelizar para o Natal

A sexta-feira promocional, cujo volume de vendas já se tornou um dos mais importantes do varejo, pode alavancar ou detonar seu e-commerce no mercado em apenas 24 horas.

Black Friday 2018 – 60 milhões de compradores virtuais estimados. Crescimento previsto em 12% em relação a 2017. Estimativa de aumento do ticket médio e da quantidade de pedidos. Expectativa mais positiva dos consumidores após definição eleitoral.
Avançando para o Natal 2018, que vem logo na sequência da Black Friday, a previsão também é bastante animadora, segundo associações comerciais nacionais, com crescimento de 10%.

Você não quer perder sua fatia de vendas nestas datas, certo?
Então veja como planejar e evitar problemas durante a Black Friday, fazendo o cliente voltar para comprar no Natal:

 

Investir em planejamento
Se você está preparado para expedir 100 pedidos por dia, já imaginou, em uma única data, triplicar este número e precisar, da mesma forma, despachá-los no mesmo dia? Bateu um desespero? Perfeitamente compreensível. Em tempos onde a experiência de compra é muito mais importante que a marca em si, não estar preparado operacionalmente para atender à alta demanda de pedidos é realmente desesperador. Para se preparar para a data com tranquilidade, você pode contar com empresas de fulfillment services, como a SHL Fulfillment, empresa especialista em armazenagem, picking, packing e expedição de pedidos, e apta a trabalhar com expansões de capacidade em datas promocionais.

 

Frete a preço competitivo
Já sabemos que o preço do frete é um grande diferencial competitivo, porque influencia muito no preço final e na decisão de compra do consumidor. Oferecer frete grátis ou contar com tabelas de preços especiais com transportadores são boas vantagens, porém poucos e-commerces têm a estratégia de colocar seus estoques mais próximos de seus potenciais consumidores com a finalidade de reduzir o preço do frete. A mentalidade de ficar próximo do estoque é ultrapassada. Pra vender melhor, é preciso desapegar! A SHL Fulfillment conta com franquias de centro de distribuições, ou centros de fulfillment, que oferecem serviços de logística compartilhada entre diversas empresas, nas cidades de São Paulo e Curitiba, grandes polos consumidores. Desta forma, se sua empresa está no Nordeste, por exemplo, e seus consumidores em sua maioria estão no Sudeste, vale muito a pena a contratação deste tipo de serviço para conseguir reduzir o valor final da venda.

 

Conhecer as reais capacidades infra estruturais
Você tem certeza de sua capacidade operacional? Sabe quantos pedidos consegue expedir por dia? Sabe o tamanho da equipe necessária para isso? Conta com equipamentos que facilitam e aceleram a separação de pedidos? Ter estas e outras informações conscientes podem ser a diferença entre ganhar ou perder dinheiro em épocas de vendas expressivas. Ora, se em condições ideais, são necessárias 4 pessoas para expedir 100 pedidos por dia e, por conta de falta de estrutura e planejamento, seu e-commerce estiver contando com o dobro de pessoas para conseguir atender à demanda, já parou pra pensar no prejuízo? Vale muito mais a pena trabalhar com números exatos e capacidades operacionais bem utilizadas. Nas franquias da SHL Fulfillment o número de colaboradores e equipamentos necessários já estão previstos para atender a estas eventuais expansões de expedição.

 

Estoque capaz de atender a demanda
Vender e não ter produto para enviar é sinal de má gestão e planejamento de estoque, pré-requisitos básicos para se dar bem no varejo virtual. Então, atenção! Loja e estoque precisam estar preparados e conectados. Realizar inventários frequentes certamente ajudará a controlar o estoque e ter certeza dos produtos disponíveis. Nos centros de fulfillment da SHL são realizados inventários periodicamente, o que garante aos clientes uma gestão completamente assertiva de seu estoque, sem que ele precise se deslocar ao armazém para isso.

 

Tecnologia logística
Ok, você conta com equipe e infraestrutura para emissão de pedidos, mas ainda não conta com um sistema de logística eficaz, que exige o melhor de sua capacidade operacional e lhe fornece números e controles imprescindíveis para administração do estoque e dos pedidos? Bem, você está quase lá! Porém é possível afirmar: sem tecnologia logística, será bastante difícil seu negócio prosperar em crescimento. Podemos citar como exemplo o WMS e-Ship exclusivo da SHL, que oferece possibilidade de ser utilizado in loco (em sua própria empresa), ou ainda, usufruir deste sistema ao terceirizar a logística de seu negócio para uma unidade SHL Fulfillment, que funcionam todas com esta excepcional tecnologia.

 

Atendimento ao prazo prometido
Parece algo muito clichê falar em prazo. É óbvio que consumidores imediatistas como os atuais esperam por entregas imediatas, ou pelo menos, dentro do prazo prometido. Apesar de todos os anos centenas de especialistas falarem sobre a importância do cumprimento dos prazos de entrega, a maioria dos varejistas online não conseguem atender a este tão importante pré-requisito, que revela grande parte da experiência de compra. Nem sempre aumentar a equipe resolverá o problema. Na verdade, isso pode gerar mais confusão. O ideal é planejar a capacidade operacional matemática e estatisticamente – e isso não é tarefa simples – ou contar com um prestador de serviço de fulfillment que faça isso por você e garanta a expedição dos pedidos em qualquer época do ano.

 

Processos ágeis e assertivos
Um exemplo: imaginemos um centro de distribuição com pallets no chão, bloqueando a passagem nos corredores do estoque. Esse pequeno detalhe, que é visto muito comumente em armazéns próprios, é um gigante gerador de atrasos. Por este motivo, mesmo contando com equipe treinada, equipamentos de movimentação e embalagem e um WMS de tirar o chapéu, se os processos e procedimentos não estiverem em consonância com a agilidade operacional, não permitirão que toda a capacidade operacional seja usufruída. Para separar um pedido, será necessário retirar o pallet do caminho. E somente este movimento, que exigirá provavelmente duas pessoas envolvidas, perde-se em média a separação de outros 2 pedidos pelo operador. Portanto, é de uma importância imensurável controlar a perfeita sincronia de processos, que tornarão mais ágeis, assertivas e produtivas as tarefas de movimentação de estoque e preparação de pedidos. Nas unidades franqueadas e operações in loco da SHL, todos os procedimentos são detalhadamente pensados e aplicados tendo em vista a melhor logística dentro do centro de distribuições, resultando em agilidade e economia aos empresários que utilizam o serviço.

Além destas, existem inúmeras outras formas de oferecer um excelente atendimento aos consumidores e garantir sua fidelização, como por exemplo, praticar preços com descontos reais, prestar atenção e prever a estabilidade do site e das plataformas, fazer acompanhamento em tempo real e através de indicadores, equipe de backoffice preparada para sanar eventuais situações controversas, logística reversa eficiente, envolvimento da equipe operacional, etc.

 

Quanto mais destas questões você monitorar ou tiver disponível, melhor, pois a experiência do consumidor está em jogo. Já é tendência comprovada a fidelidade à experiência de compra – incluindo a experiência logística – substituindo a fidelidade às marcas. Portanto, o conselho é: invista em EXPERIÊNCIA. É isto que diferenciará sua loja da do concorrente.

É impossível realizar todas as ações em tempo real, durante a promoção. Faça os melhoramentos necessários antecipadamente ou conte com uma empresa de fulfillment services, como a SHL Fulfillment, que poderá auxiliar de forma rápida em todas estas questões e principalmente, conceder ao varejista a conquista de sua liberdade logística.