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O seu e-commerce deve ficar atento para evitar falhas no processo de logística interna

90% dos problemas logísticos das lojas virtuais brasileiras não estão relacionados ao transporte, mas sim com erros operacionais de separação e expedição dos produtos dentro da empresa.

A cada ano o e-commerce cresce mais em todo no Brasil, sendo o único representante da América Latina na lista dos dez países que mais vendem pela internet no mundo. O comércio eletrônico nacional segue apresentando lucros reais mesmo diante do baixo índice de consumo das famílias brasileiras. Porém, mesmo com o segmento em expansão, muitas empresas acabam encerrando as atividades devido à falta de credibilidade entre os consumidores, e um dos principais problemas apresentados é a falha durante a entrega das mercadorias.

 

Ao contrário do que muitos pensam, 90% dos problemas logísticos das lojas que vendem pela internet não estão relacionados ao transporte. Em primeiro lugar, com 37%, está o atraso, seguido por erros na separação, com uma taxa de 23%. Já o despacho representa 12%, enquanto 11% são com questões de embalagem, apenas 10% do total está relacionado com o transporte, e, por último, 7% das reclamações estão focadas no procedimento adotado na hora da entrega da mercadoria.  Os números mostram que as empresas estão pecando na hora de realizar a logística interna de suas vendas, o que deixa claro a necessidade de contar com o auxílio de uma empresa focada na logística para o seu e-commerce. Com essa decisão, a sua loja virtual terá como maior ganho a confiabilidade.

 

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que durante este ano o e-commerce nacional deve crescer 12% e faturar R$ 59,9 bilhões em vendas, por isso é cada vez mais frequente que os consumidores busquem por empresas que tenham um bom histórico. Com o mundo cada vez mais digitalizado, onde os clientes conseguem informações completas sobre determinados serviços a qualquer momento, é necessário cuidar para que não aconteça nenhum erro durante o processo. Na internet é possível encontrar sites específicos para buscar dados sobre a empresa. Entre os que se destacam está o portal Reclame Aqui, que possui um público diário de mais de 600 mil pessoas que pesquisam as reputações das empresas de comércio online antes de realizar uma compra.

 

Terceirização logística pode resolver os problemas de expedição de produtos

Falhas no processo de logística interna podem afetar o desempenho e reputação do e-commerce no mercado, por esse motivo os empreendedores devem ter consciência da importância da logística, fundamental para gerar confiabilidade ao seu comércio. Segundo o franqueado master da SHL Logística, Enderson Santana de Oliveira, terceirizar a logística e possuir um Centro de Distribuições é vital para qualquer empresa, independente do porte. “Uma logística relegada gera gastos desnecessários, que corroem a margem de lucro da empresa, consumindo quantidade inadequada de funcionários, desperdiçando materiais ou pecando no atendimento ao combinado com o cliente, o que gera reputação negativa. Imagine vender e não entregar, vender um produto em falta no estoque ou deixar faltar produtos para venda. Isso é um relato bastante comum. Não adianta vender e depois não entregar ou cumprir o prazo acordado para o cliente. Ter um Centro de Operações confiável garante o retorno do cliente à sua loja.”

 

O gerenciamento do armazém é um fator importante que a loja virtual deve ter, garantindo a integridade e qualidade na entrega. O sistema de estoque correto fará com que você venda somente os produtos que estão armazenados, evitando falhas que podem acabar com a reputação do seu e-commerce. A SHL Logística possui um sistema que permite a integração de todos os setores do e-commerce, assegurando um controle absoluto da operação e a transmissão das informações em tempo real. “Com o WMS da SHL o empresário terá uma operação garantida, pois o sistema de logística estará conectado com a plataforma virtual da loja ou com o sistema de controle interno, oferecendo informações reais sobre estoque, pedidos e canais de distribuição. Quando a empresa tem uma operação logística integrada e confiável, pode focar seus esforços nas vendas com a certeza que cumprirá o combinado com seus clientes”, finaliza Enderson Santana de Oliveira.