Iniciar um trabalho de logística sempre pode trazer muitas dúvidas. É nesse momento que muitas empresas cometem erros, abrindo espaço para reclamações e um possível encerramento precoce das atividades.
Por esse motivo, é fundamental que as empresas considerem colocar seu estoque em um armazém terceirizado e o empresário continuará coordenando sua logística, mas será a distância e de forma mais prática e profissional, mantendo as integrações entre as áreas de operações, logística e atendimento.
A co-fundadora da SHL Fulfillment, Audrey Slomp, explica que ao utilizar o serviço de fulfillment, o armazém recebe a informação da compra, converte em pedido e realiza a rápida localização do produto na área de armazenagem, separação dos itens, conferência, embalagem, identificação com etiquetas e expedição. “O repasse do pedido ao armazém, geralmente, é realizado por meio de sistema de ERP integrado com sistema de gestão logística do armazém (WMS). Esta tecnologia deve ser um sistema excelente, pois influenciará muito da qualidade da prestação de serviços do armazém terceirizado.”
Diminuir distâncias do envio de produtos significa redução de custo e também tempo em trânsito. Mais uma solução estratégica quando se trata de otimizar atendimentos se mostra a distribuição do estoque para armazéns mais próximos dos consumidores finais. Pela velocidade de envio do armazém é possível usar estratégias de entregas com menor tempo de envio. “Manter estoques inflados e estacionados por muito tempo aumentará despesas de transporte e armazenamento. E o risco também é aumentado, porque a demanda pelos itens pode sofrer queda, anteriormente à venda deles. Um armazém de fulfillment auxilia a planejar e prever, de maneira cuidadosa, os níveis de estoque e informações precisas sobre as demandas individuais de produtos”, expõe.
Do gerenciamento do estoque para escolha de adequada embalagem, ao peso dimensional, várias mais ações integram o processo inteiro de order fulfillment. Inclui o fluxo de atendimento dos pedidos de clientes, o recebimento do estoque, separação e armazenamento dos produtos, embalagem e coleta dos itens e envio dos pedidos, sem contar a etapa de suma importância do pós-entrega.
A maior parte dos proprietários de empresas que gerenciam internamente o atendimento dos pedidos gastará significativa quantidade de tempo a gerenciar equipe, a fornecer suporte para clientes e também a supervisionar todo o processo. Audrey Slomp destaca, ainda, que o processo com o atendimento terceirizado se mostra muito simples: “tudo o que será necessário realmente fazer é possuir estoque suficiente, contar com rede dedicada de centros de atendimento e oferecer pontuais entregas, menor custo de envio e positiva experiência aos clientes”