O mercado de suplementos vive uma expansão no Brasil e cada vez mais os empreendedores da área precisam pensar em maneiras de potencializar os negócios e cortar gastos.
Apostar na logística terceirizada pode ser uma carta na manga, especialmente para os E-commerce de suplementos.
Isso porque o segmento possui características bem específicas, as quais encaixam muito bem nas qualidades da logística terceirizada. Além do mais, esse mercado encontra-se em alta, com crescimento de 7% em 2019, segundo pesquisa da Euromonitor.
Por isso, faz sentido aproveitar que os suplementos estão ganhando mais espaço, ao mesmo tempo em que a melhora dos processos logísticos podem alavancar ainda mais os números da sua empresa. A seguir, mostramos os benefícios da logística terceirizada e como ela ajuda o empresário do ramo de suplementos.
Conheça mais da logística terceirizada
É muito comum alguns empreendimentos serem reconhecidos pela qualidade de seus produtos, mas pecarem pela logística. Quando nos referimos à logística, falamos de todo o processo, desde o recebimento da mercadoria, armazenamento e envio.
Alguns empreendimentos sabem como desenvolver um produto e até como vendê-lo, mas enviar e estocar? Esse é um know-how muito específico.
Afinal, é um processo realmente complexo, exige experiência e técnicas bem definidas. Quem não tem o treinamento completo acaba cometendo erros e isso pode acarretar em problemas com os clientes. Vale lembrar: um envio na data prevista é primordial para os compradores.
Com esse cenário, algumas organizações optam pela terceirização de logística. Basicamente, contrata-se uma empresa que possui um local adequado para estocar os produtos, assim como funcionários prontos para realizar todo o processo, de ponta a ponta.
No local, é feito o registro de cada mercadoria, facilitando o rastreamento, evitando extravios e problemas ao mandar ao comprador. O Diretor Geral da SHL Fulfillment, Luis Guilherme De Stephani, explica qual o maior impacto da logística terceirizada no empreendimento. “Logo de cara, já é possível identificar a redução de custos e melhorias na performance das etapas logísticas. Quando o empreendimento terceiriza sua operação, além de segurança e alto desempenho na armazenagem e expedição, também é possível enxergar os gargalos nos processos. Eliminando os gastos excessivos, desperdícios de recursos e tempo de trabalho.”
Quais as vantagens para o setor de suplementos?
Você pode estar se perguntando: mas por que contratar um armazém para o setor de suplementos? Bom, a razão para isso está no próprio modelo. Como os produtos possuem tamanhos parecidos e contam uma variedade baixa, se comparado a outras linhas, é muito mais rentável deixar a logística inteiramente terceirizada. “O setor de suplementos, assim como o e-commerce, estão crescendo cada vez mais. Por isso, a logística é um diferencial estratégico. A terceirização oferece ao setor um custo mais competitivo nos envios e a credibilidade do consumidor final, com entregas rápidas e seguras. Ainda mais relevante, é que tiramos do empresário o peso de se preocupar com as questões distantes do seu negócio principal. Locação de armazém, funcionários, insumos, etiquetas, inventários, transportes, fica tudo por conta da logística terceirizada. Sobrando tempo para investir no que faz a diferença para o lojista: produzir, comprar e vender melhor”, expõe Luis Guilherme De Stephani.
Assim, empreendedores que vendem produtos vitamínicos, whey protein ou mesmo elementos fitoterápicos podem ganhar e muito aderindo aos armazéns. E isso vem também das vantagens gerais oferecidas pelo serviço.
Por exemplo, terceirizar otimiza todos os processos de logística e tira essa parte do negócio do caminho.
Assim, você tem mais chances de focar em outros detalhes, como o marketing e desenvolvimento de projetos. Também é possível reduzir custos com salários de funcionários e com a infraestrutura necessária para manter um estoque.
Além do mais, o empresário pode compreender ainda mais o mundo dos suplementos. Afinal, mesmo em crescimento, o setor ainda enfrenta desafios e é preciso cuidado extra. Isso porque os produtos precisam estar de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como descrição de compostos nos rótulos, e quantidade exata de cada ingrediente.
São detalhes importantes para serem deixados de lado, não acha? Nessa equação toda, você verá uma clara melhoria no envio dos produtos, assim como na rentabilidade da sua empresa.